TURKS & CAICOS: O REINO DAS AGUAS CLARAS

TURKS & CAICOS: O REINO DAS AGUAS CLARAS

TURKS & CAICOS: O REINO DAS AGUAS CLARAS


Jorge Ben que nos desculpe, mas existem poucos lugares no mundo que cabem tão bem na descrição “bonito por natureza” quanto esse arquipélago de 40 ilhas e ilhotas espalhadas pelas águas azul turquesa e cristalinas do Mar do Caribe, ao sul das Bahamas e ao leste de Cuba. Com praias de areia branquinha, vistas espetaculares e endereço do terceiro maior recife de corais do mundo, Turks & Caicos é um paraíso de vida marinha. Suas aguas rasas excepcionalmente transparentes e com temperatura agradável contêm uma abundância de inúmeras espécies de peixes coloridos e tropicais e fazem do litoral das ilhas, o destino perfeito para o relaxamento mas também para os que procuram novos desafios

Os esportes aquáticos são os maiores atrativos de Turks & Caicos. E entre eles, claro, o mergulho está com certeza entre os melhores do mundo. Muitos operadores de mergulho atendem a todos, desde o mais profissional em paredes nas águas profundas até o mergulhador de primeira viagem, e fornecem todo tipo de equipamentos. As ilhas são o lugar perfeito para aprender com instrutores certificados internacionalmente, suas águas são calmas, claras e quentes. Empresas como a  Panoply Sport Fishing, oferecem aluguel de equipamentos, lanchas e instrutores que conhecem os pontos mais exclusivos.

Endereço no terceiro maior recife de corais do mundo, o arquipélago é um paraíso para os mergulhadores

O terceiro maior recife de corais oferece aos visitantes um número infinito de pontos turísticos subaquáticos para serem explorados. Peixes-dardo, esponjas e corais coloridos, tartarugas e majestosas arraias além de grandes animais como baleias e tubarões podem ser encontrados em vários points de mergulho. De janeiro a abril, não deixe de voar até Columbus Passage em Grand Turk, para mergulhar e ouvir o canto das baleias que migram do Atlântico para as águas quentes entre Grand Turk e Salt Cay.

Em Turks &  Caicos cada ilha tem seu charme particular. Providenciales , ou “Provo” é a porta de entrada para o país e a mais desenvolvida das ilhas. Capital comercial e ilha mais populosa, “Provo” abriga muitos resorts e spas extremamente luxuosos ao longo dos 20 quilômetros de extensão da famosa praia Grace Bay Beach – constantemente votada como uma das melhores do mundo. “Provo” garante opulência e indulgência exclusivas, bem como uma tranquila solidão e natureza quase intocada, sendo uma ótima opção para os que querem fugir da civilização. Cobrindo 100 quilômetros quadrados, “Provo” ostenta oito parques nacionais, reservas naturais e sítios históricos. O Parque Marítimo Princess Alexandra é a casa de “JoJo”, o famoso, interativo e selvagem golfinho cor-de-rosa. Aqui você também encontrará incríveis mergulhos por paredões, recifes e todos os tipos de esportes aquáticos. Sapodilla Bay em Chalk Sound e Malcolm’s Bay no ponta noroeste de “Provo” são ótimas praias isoladas. Mangrove Cay, Donna Cay e Little Water Cay, acessíveis através de um curto passeio de barco pela costa norte de Leeward, são reservas naturais que protegem iguanas, águias, pelicanos e outras aves marítimas nativas de Turks & Caicos.

Grand Turk, capital política e histórica com apenas 18 quilômetros quadrados, oferece aos mergulhadores um dos melhores pontos do mundo para mergulho em paredões, com uma queda de aproximadamente 2.100 metros. O “Monte Everest” dos mergulhos em paredões está localizado a apenas 400 metros da praia. A ilha também é o lar de Cockburn Town, uma coleção fascinante da arquitetura caribenha tradicional. Pequena o suficiente para uma prazerosa caminhada à sombra de buganvílias e flores amarelas. As ruas Duke e Front são delineadas por antigos edifícios bermudianos da época da extração de sal, nos séculos 18 e 19.

A mais exuberante de todas as ilhas, North Caicos, também é conhecida como a “ilha jardim”. Localizada a uma pequena distância de “Provo” por balsa, barco ou avião pequeno, suas chuvas mais intensas permitem que as florestas do Caribe floresçam no interior da ilha. Entre a vegetação exuberante se encontram maçãs, guineps e os doces sapotis. Santuário de vida selvagem e zona úmida protegida, North Caicos e seus cinco parques nacionais e reservas naturais são um destino único para praticantes do ecoturismo e amantes de esportes aquáticos. Sandy Point oferece uma linda praia de areias brancas e abriga o Cottage Pond, um buraco marítimo submerso com ligação até o oceano de 80 metros de profundidade. Esse fenômeno facilmente acessível é o lar de diversas espécies de pássaros. Na costa leste de North Caicos está localizada Bottle Creek, uma rasa passagem de água cintilante de cor turquesa que liga o Oceano Atlântico aos bancos de areia de Caicos.

Middle Caicos, a maior ilha de “TCI”, com apenas uns 280 habitantes,  é outro ponto turístico preferido para ecoturismo e observação do patrimônio natural. Faça um passeio de bicicleta pelo litoral para um piquenique no espetacular Mudjin Harbor. Visite os simpáticos residentes de Bambarra e Lorimers, ou explore as imponentes Cavernas Conch Bar no parque nacional nas proximidades. No mar, próximo do litoral, está localizado o Ocean Hole, um enorme buraco marítimo submerso atualmente frequentado por tartarugas, tubarões e outros animais marinhos.

South Caicos é a capital da pesca de “TCI”. As principais atrações dessa ilha de aproximadamente 46 quilômetros quadrados são a pesca, mergulho autônomo e apneia. Pesque nas águas rasas da Reserva Natural Bell Sound ou faça mergulhos diretamente nas praias. Os principais pontos para mergulho são Amos’ Wall, Eagle Nest, The Arch, Shark Alley e o paredão vertical que envolve a parte sul da ilha, contendo uma incrível queda de 2.100 metros.

Na extremidade oeste das Ilhas Caicos fica localizada a West Caicos, a qual permanece inabitada até os dias de hoje, exceto por um breve período quando foi usada para a plantação de sisal. Para os visitantes, um paredão de três quilômetros percorre o litoral oeste, oferecendo um dos melhores pontos para mergulho de “TCI” e a Reserva Natural Lake Catherine, é um habitat cenográfico de flamingos, águias, patos e pernaltas.

Apesar de Salt Cay ser a menor ilha de Turks & Caicos, a cordialidade e hospitalidade de seus residentes são imbatíveis. Esta minúscula ilha permite uma fuga isolada da civilização para o mundo como ele deveria ser. A maior atração de dezembro a abril é a migração das baleias jubarte do Atlântico pelo Estreito das Ilhas Turks para os locais de reprodução no inverno em Silver Banks.

turks01

O pier de Grace Beach, considerada uma das praias mais bonitas do mundo

A inabitada East Caicos é grande, 47 quilômetros quadrados, e possui uma praia de 27 quilômetros de extensão na sua costa norte usada apenas por tartarugas marinhas para a desova. Algumas pequenas ilhas são verdadeiros paraísos exclusivos como Parrot Cay, Pine Cay, Ambergris Cay ou selvagem como Dellis Cay.

Turks & Caicos é um arquipélago de ecossistemas surpreendentes e bem preservados. Suba até Little Water Cay para observar os “Rock Iguanas” e para apreciar a flora e a fauna. Reme um caiaque nas águas cristalinas do mangue e no final do passeio, flutue na rápida correnteza até os vastos bancos de areia, que pontilham a boca intocada de Bottle Creek. Depois faça um passeio de bicicleta pelo campo de North Caicos, onde estão algumas aldeias rurais – um Caribe do passado.

Os que apreciam aventuras menos radicais podem aventurar-se além dos resorts de Providenciales, ilha onde está localizado o aeroporto internacional, para Grand Turk, sede do governo e lar de uma charmosa e histórica arquitetura colonial bermudiana. Após um voo de 20 minutos partindo de “Provo”, passeie pelas ruas típicas e estreitas para mergulhar nas lembranças da época de extração de sal e viagens marítimas do passado. Não deixe de visitar o Museu Nacional, situado num antigo alojamento indígena.

A vida é curta demais para não se dar o tempo de apreciar uma boa gastronomia. Entre um mergulho e outro, Turks & Caicos oferece aos seus visitantes uma quantidade impressionante de bons restaurantes nas diversas ilhas, onde é possível encontrar produtos típicos que vão desde sabores apimentados à deliciosos frutos do mar. Turks é o único país no mundo a ter fazendas de “Conch” uma grande concha da qual se come um delicioso marisco. E dentre as opções, o Coyaba é um elegante restaurante em meio a um  exuberante jardim tropical. Sua cozinha é uma das mais contemporâneas do Caribe – uma deliciosa mistura eclética de sabores. No Coyaba (que significa Celestial – uma antiga palavra dos indios Arawak) seus chefs são absolutamente apaixonados por comida dando sempre toque novos e inesperados nos pratos servidos. Mas se seu desejo é se misturar aos locais a pedida certa é o “Island Fish Fry” que acontece todas as quintas feiras em Bright Park, uma maravilha ir de barraca em barraca e se deliciar com a cozinha nativa.

Alguns hotéis também possuem restaurantes que oferecem uma fina gastronomia tais como o Anacaona Restaurant em Grace Bay Club ou o Paralell23 aberto só a noite, no hotel The Palms, entre muitos outros também tem o charmoso pé na areia Zest e o elegante Stelle Restaurant, ambos no Gansevoort Turks + Caicos. É claro que as ilhas também são um convite para uns bons coquetéis e um sem número de simpáticos bares, até com música ao vivo, o aguardam.

Turk’s Head, a refrescante cerveja típica local

Entre as dicas de hospedagem, o pico é Grace Bay Beach, a mais bonita praia do mundo, onde ficam os melhores resorts do pedaço. Aqui você encontrará muito luxo exclusivo e o charme pé na areia no Grace Bay Club, cinco estrelas classudo que oferece suítes de até mil metros quadrados, todas dotadas de varandas com vista deslumbrante. Outra opção bacana no pedaço é o Alexandra Resort, dotado de quartos enormes, piscina com bar molhado que é um convite para um drink caprichado ao fim de um dia de aventuras e atendimento caprichado na praia. Ou quem sabe uma cerveja local, a Turks Head, fabricada por aqui desde 2001 com água dessalinizada. Um brinde. E aproveite esse pedaço do paraíso.

Comentários

Deixe seu comentário

Related Posts

No Comments

Leave a Comment

Your email address will not be published.